Humus Grupo de Teatro
Projeto de Identidade Visual elaborado para o Humus Grupo de Teatro

Humus é um grupo de teatro criado com o objetivo de aprimorar o trabalho dos integrantes e profissionalizar a realização artística dos mesmos.  Um dos principais diferenciais do grupo é a preocupação com o fazer artístico, de não apenas interpretar uma peça, mas de valorizar o processo de criação relativo a ela. Por isso mesmo a escolha do nome humus que, além de ser a origem etimológica latina da palavra homem, se refere também à camada orgânica do solo que o enriquece, uma referência a uma capacidade potencial de criação.

Assim, para desenvolver uma proposta de identidade visual, foram estudadas referências visuais e conceituais que pudessem transparecer tal preocupação com o fazer artístico. Elementos artísticos, orgânicos, indígenas e contemporâneos seriam necessários para reforçar os valores da marca.

O símbolo criado representa uma série de camadas orgânicas em um crescente, associado ao processo criativo e ao fazer artístico. As camadas são, também, semelhantes ao trigrama chinês do i ching relativo ao criativo e seu potencial de criação, além de ser também um símbolo de boa sorte. O lettering elaborado traz, por sua vez, irreverência à marca e uma referência ao contemporaneidade e também às criações indígenas, fato também reforçado pelos traços do símbolo. Assim, a proposta pensada para a marca é de transmitir a potencialidade do processo criativo inerente do grupo.

Para a criação da marca, muitos estudos com papel e tinta foram feitos visando o resultado mais próximo da proposta conceitual. Após os testes manuais, algumas alterações foram feitas no vetor para criar uma marca tecnicamente bem elaborada e flexível para as diversas aplicações. A paleta de cor, elemento essencial para a identidade visual proposta, foi pensada para reforçar também o nome e o caráter orgânico da marca.

Design por Dario Joffily e Beatriz Chaves