Ópera Estúdio

Ópera Estúdio
Reformulação de Identidade Visual para o Projeto de Extensão Ópera Estúdio

O Ópera Estúdio é um Projeto de Extensão da Universidade de Brasília criado em 2004 que funciona hoje como um laboratório para todos aqueles que desejem vivenciar a cultura operística. Sua proposta é levar a ópera ao povo, seja através da realização de apresentações gratuitas, seja permitindo, e incentivando, a participação de voluntários na montagem de uma ópera.

Dessa maneira, o Ópera Estúdio se posiciona claramente como uma projeto que visa democratizar a cultura operística para a população. Para otimizar a relação com seu público, a equipe do projeto, então, decidiu por buscar por um redesign de marca que levasse em conta o universo estético da ópera e também trouxesse um caráter mais moderno e receptivo para criar uma marca mais jovial. Assim, para a reelaboração da mesma, foram estudadas diversas referências visuais e conceituais que pudessem integrar esses universos estéticos e aprimorar as possibilidades de aplicação e redução da logo.

A nova marca elaborada integra um logotipo leve, sem serifa e arredondado e um símbolo de iniciais caligráficas repleto de luminosidade e movimento. O resultado final, então, associa a exuberância da cultura operística e a  proposta de vivacidade do público do projeto. Para a elaboração do símbolo, muitos testes caligráficos foram elaborados, seguido de um prolongado processo de ajuste da versão vetorial das iniciais.

 

 

Diversas versões da marca foram criadas para que fosse possível aplica-las em diversos contextos, de acordo com o suporte e a necessidade de legendas descritivas do projeto. Também foi elaborada uma identidade visual condizente com a logo, a proposta conceitual e as referências selecionadas.

Design por Dario Joffily